A história que deu vida à nossa marca
O nome Burkadaguti nasceu em 2018 durante uma conexão no Aeroporto de Istambul, na Turquia e vem de uma história peculiar que nos levou a refletir acerca das diferenças culturais entre povos.
Foi durante a nossa primeira grande viagem em família, e estávamos eu, Deise Engel, meu companheiro e parceiro na Burkadaguti, Ricardo Silva e meu filho Augusto.
Tudo começou quando me deparei com mulheres completamente cobertas e, o mais intrigante, é que algumas tinham até os olhos tapados. Posso dizer o quanto foi impactante para mim, como mulher, brasileira e miscigenada de origens e crenças, me deparar com o seu mundo dentro de suas burcas.
Entre Ouvir dizer e Ver ao vivo percebi um distanciamento inigualável.
Algo se movimentou em mim e me perguntei:
Como será que as mulheres nascidas nessa condição se sentem? Questionam ou simplesmente acreditam que é assim que deve ser? Gostariam de ter outra vida? Ao me ver com o rosto descoberto, me observam? Eu represento alguém sem valor?
E foi durante meus questionamentos e diálogos familiares que eu me deparei com mais uma mulher completamente coberta. Porém, havia algo distinto, uma etiqueta em sua Burca! Meu cérebro deu um bug e pensei em voz alta: nossa, será que existem burcas de marca? Meu filho imediatamente comentou: “só me faltava essa, burca da Gucci!”.
Eureka! Foi como se nós tivéssemos encontrado algo especial, a sonoridade era linda e apesar de inusitado, tinha nascido de diálogos profundos acerca do ser, dos nossos condicionamentos, da nossa capacidade de questionar, de repensar, de transformar e talvez de ressignificar.
Pensamos: será que a sonoridade tem algum significado? Pesquisamos ainda em Istambul e sim, tinha um significado: Portal! Naquele momento percebemos que havíamos encontrado o nome do nosso projeto pessoal e daí nasceu: BURKADAGUTI.
O curioso é que ao chegar no Brasil não conseguimos mais encontrar em nenhuma pesquisa o significado Portal, mas, tudo bem, dizem que portais são assim, eles aparecem e desaparecem. O que importa de fato, é que um portal se abriu para nós e nós entramos nele.
Manifesto
Nossa missão é ser o portal que pode te impulsionar ao seu máximo potencial por meio de atividades que encorajam a criatividade e a expressão corporal, estimulam a comunicação e a capacidade de questionar, bem como despertam em nós a percepção de que nosso corpo pode se mover com mais respiração e consciência.
Nossa visão é que cada pessoa que passar por aqui encontre por meio das Artes, do Movimento e do Autoconhecimento, o caminho e a direção que conduz a si mesma.
Abertura e Respeito;
Inclusão e Diversidade;
Transparência;
Crescer e evoluir juntos;
Colaboração e Trabalho em equipe;
Valorizar quem faz a nossa empresa.
Quem Somos
O espaço Burkadaguti é parte de um sonho compartilhado do casal Ricardo Aparecido e Deise Engel.
Ricardo Aparecido é capoeirista e bailarino atuante há muitos anos e Deise Engel sempre esteve ao redor da arte e do autoconhecimento não como profissão, mas como um canal de acesso a si mesma.
Em 2015, se conheceram no espaço Vajra em uma Jam de Contato Improvisação e seguem juntos, agora com a visão de levar Arte, Movimento e Autoconhecimento às pessoas que buscam esse caminho.
Experiência Profissional
Ricardo Aparecido é bailarino e praticante de capoeira Angola desde 1999. Trabalhou na Cia Corpos Nômades, realizou os solos “Diário de Lima Barreto”, Eletrocorpo Vibrações Vogais e participou da 5a Mostra Monstra com o solo Re-traços. Foi cofundador da Cia ID’Artê.
Atualmente, integra o Núcleo Improvisação em Contato, é professor de dança contemporânea e capoeira nas oficinas de credenciamento na Prefeitura da cidade de São Paulo e está cursando pedagogia na Univesp.
Deise Engel é publicitária de formação. Nos últimos 27 anos atuou na área corporativa, mantendo a arte, a dança e o estudo do desenvolvimento humano como atividades extracurriculares. Estudou Dança do ventre, Tribal Fusion e ATS® no estúdio de dança do ventre Fairuza Danças Folclóricas Orientais e fez aulas de contato improvisação com Ricardo Neves.
É pós-graduada em Jogos Cooperativos e em Coaching Ontológico, especialista em Dinâmica Energética do Psiquismo e em Consciência Sistêmica. Atualmente faz pós-graduação de Constelação Sistêmica Integrada no Centro de Mediadores e é estudante na escola de artes visuais Havana.
Nossa
Estrutura
- Salão amplo com 57m2;
- Piso de madeira;
- 1 banheiro unissex;
- Hall com bebedouro d’água;
- Depósito;
Para algumas atividades corporais, temos 40m2 de tatame EVA de 30mm.
Estamos localizados há 230m da estação do metrô Praça da Árvore, na linha Azul.